O Grupo Folclórico de Vila Verde foi fundado em 1958 com o intuito de preservar e divulgar as tradições etno-folclóricas do concelho de Vila Verde, representando a região do Baixo Minho – Cávado onde se encontra inserido.

Ramalhinho

Home  /  Danças  /  Ramalhinho

RAMALHINHO

Dança e cantar generalizados, igualmente com algumas características de malhão, mas da mesma forma sem ser considerado como tal pelos Vilaverdenses, pois, repete-se, o malhão é inconfundível para estes.

1ª PARTE: A dança inicia-se com os pares parados, frente a frente, em círculo ou roda, batendo com as mãos, em simultâneo, primeiro nas ancas deles próprios, depois batendo as mãos nas suas próprias mãos, e por fim batendo nas palmas do(a) parceiro(a);

2ª PARTE: Segue-se a movimentação da roda e o rodopio num círculo pequeno do homem pela mulher e vice-versa, regressando-se depois ao ponto inicial descrito na 1.ªparte.

CLASSIFICAÇÃO DA DANÇA: Generalizada.

OUTROS DADOS: A mesma descrição com referências a Fausto Feio Soares de Azevedo expressa no Regadinho.

OBSERVAÇÕES: O Ramalhinho é uma moda com tempos de malhão, mas naturalmente não considerada como tal, já que os malhões em Vila Verde são inconfundíveis.

RECOLHA:

A recolha, ensaios e inclusão desta dança no Grupo Folclórico de Vila Verde, verificada em 1957/1958, foi efetuada por FAUSTO FEIO SOARES DE AZEVEDO.